Crowdfunding é o novo jeito de financiar o jornalismo
- poroutroscaminhos
- 4 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de jun. de 2019

O crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo, é considerado a nova salvação de projetos independentes que precisam de renda para acontecer. Funciona a partir de pessoas físicas interessadas numa iniciativa, que escolhem financiar projetos de seus interesses por meio de doações.
O Catarse é a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil. Nele, qualquer pessoa pode contribuir para projetos, ou começar o seu próprio. Eles também possuem uma página voltada para jornalismo, com reportagens de jornalismo investigativo, podcasts, dentre outros formatos. Seu conteúdo é sustentado pelo modelo de financiamento coletivo, no qual os assinantes da plataforma contribuem mensalmente com uma quantia, ou podem fazer contribuições únicas.
De acordo com dados publicados pelo próprio Catarse, em fevereiro de 2019, houve um crescimento para a comunidade de jornalismo no Catarse Assinatura. As pesquisas mostram um crescimento de 10,34% no valor arrecadado em relação ao mês de janeiro, e um crescimento de 10,36% em relação às assinaturas ativas.
Comparando esses dados com o mesmo período em 2018, conclui-se um crescimento de mais de 6 vezes em valor arrecadado, e mais de 7 vezes em número de assinaturas.
Dentro da plataforma Catarse, existe a iniciativa AzMina, uma revista que faz publicações online com o seu conteúdo voltado para mulheres, no formato jornalismo investigativo. AzMina também funciona como uma instituição sem fins lucrativos que busca, a partir da disseminação da informação, combater a violência contra mulheres brasileiras.
Existe também outra plataforma, chamada Agência Pública, fundada por repórteres mulheres, e é a primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil. Apesar de atualmente o crowdfunding não ser sua principal forma de sustento, eles têm a meta de que um dia não precisem do financiamento institucional para se manterem. A Pública também possui um programa de aliados com um sistema de recompensas, no qual eles ganham benefícios por contribuírem mensalmente com no mínimo dez reais. Quanto maior for o valor da contribuição, mais recompensas o aliado poderá ter.

Comentários