top of page

Jornalismo sem fins lucrativos é tendência na contemporaneidade

Atualizado: 14 de jun. de 2019


As ferramentas tecnológicas trazidas pela internet expandem a forma de financiamento jornalístico, sobretudo pelo seu baixo custo. O jornalismo sem fins-lucrativos se firma a partir do século XXI com a necessidade de colaboração entre tecnologia e parcerias externas, fazendo com que os jornais consigam narrar e descrever mais acontecimentos com menos interferências de interesses particulares e com mais pluralidade de conteúdo.


Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou, que durante e após a grande recessão que ocorreu no país em 2008, o número de organizações jornalísticas sem fins lucrativos cresceu, se comparada à indústria dos jornais tradicionais. O The New York Times, por exemplo, teve uma queda de 20,9% da verba em publicidade em 2008. Apesar de ter se destacado no período de recessão americana, essa forma de financiamento jornalístico é antiga. As primeiras organizações desse tipo foram Investigative Reporter, em 1977, e o Center for Public Integrity em 1989.


No Brasil, a Agência Pública realizou um estudo, em 2016, em que foram mapeadas 79 organizações de jornalismo independente, 32 delas têm caráter comercial e 47 são sem fins lucrativos. O mapeamento também mostrou que as principais formas de financiamento dessas organizações sem fins lucrativos são: doação de pessoas jurídicas, Crowdfunding, editais, publicidade, prestação de serviços, investimento próprio, doações, fundações, eventos, prêmios e assinaturas.


Alguns exemplos de organizações jornalísticas sem fins lucrativos brasileiras são: Amazônia Real, agência de jornalismo ético e investigativo pautada nas questões da Amazônia; Colabora, projeto que tem como objetivo a construção coletiva de ideias e cobre assuntos de todo o mundo; e A Repórter Brasil, ONG fundada por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o intuito de noticiar a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores do Brasil.


Conheça também a Marco Zero Conteúdo, um coletivo investigativo independente fundado por jornalistas pernambucanos.


Clique aqui para saber mais sobre jornalismo sem fins lucrativos.

 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 Por Outros Caminhos

bottom of page