top of page

Jornalismo independente é a principal ferramenta para a construção da democracia

O jornalismo independente se fortalece na crise da imprensa tradicional e tem como principal característica a autonomia editorial, uma vez que não é dirigido por um grande grupo de comunicação e nem patrocinado por empresas ou políticos que influenciam nas informações. Por não sofrer interferências externas, a mídia independente é necessária para a construção de uma sociedade mais democrática.


Como exemplo de iniciativa jornalística independente, temos o Nexo, um jornal digital que surgiu em novembro de 2015, com a proposta de contribuir para o debate público e fortalecer a democracia brasileira por meio de notícias. O Nexo é financiado com recursos próprios, e tem três cofundadores: Paula Miraglia, Renata Rizzi e Conrado Corsalette. O site não possui publicidade, sendo sua principal fonte de financiamento as assinaturas. Para aqueles que não são usuários, o site dá acesso a 5 conteúdos por mês de forma gratuita.


Outro veículo de comunicação independente é o The Intercept Brasil, uma premiada agência de notícias brasileira com investigações aprofundadas em política, corrupção, meio ambiente, segurança pública, tecnologia, mídia e muitas outras. Eles utilizam do financiamento coletivo para manter o seu conteúdo firme e independente. O The Intercept Brasil é uma publicação da First Look Media, uma empresa multimídia dedicada a apoiar vozes independentes em jornalismo investigativo, cinema, arte, cultura, mídia e entretenimento.


Existe também a pluralidade de conteúdos que sai do eixo Rio-São Paulo e encontra lugar em todos os cantos do país e do mundo. Meus Sertões, por exemplo, é um projeto com o objetivo de contar histórias relacionadas às cidades do semiárido brasileiro. Cansado de ver a forma preconceituosa que a grande mídia retratava o sertão, dando sempre destaque à seca, tragédias e miséria, o jornalista Paulo Oliveira decidiu criar sua própria imprensa para mostrar outros aspectos da vida sertaneja. O site tem colaboradores e colunistas fixos, mas conta também com a ajuda de voluntários que queiram contribuir com um olhar diferente.


Veja aqui 13 sites de jornalismo independente.


 
 
 

Comentários


Faça parte da nossa lista de emails

© 2019 Por Outros Caminhos

bottom of page